As dez características de um bom profissional.
Bom, antes de relatá-las é preciso fazer e responder uma importante pergunta: Por que devo saber as dez características de um bom profissional? __ Porque um bom profissional continua empregado e, ainda, é candidatíssimo a uma promoção.
Então vamos lá, um bom profissional:
1. Não se deixa enganar pela expressão “sou formado em”, mas mantém uma rotina de leitura, observações e estudos sobre sua área de atuação. Acompanha de perto as novidades tecnológicas de sua profissão.
2. Interessa-se pela empresa em que trabalha e demonstra isso no seu cotidiano ao envolver-se ativamente em sua dinâmica e na busca do cumprimento das metas organizacionais. Assume a política ou linha metodológica da empresa.
3. Não se estressa por ter de ficar alguns minutos ou, se preciso for, horas a mais em seu ambiente de trabalho, ou por ter de trabalhar em um dia que não faz parte da sua rotina. Sabe que do ponto de vista econômico-empregatício a instituição/empresa esta acima do indivíduo/colaborador. Assim, a princípio, quem precisa primeiramente atender às necessidades do outro é o colaborador em relação à empresa e não o contrário.
4. É cordial e solícito com seus colegas de trabalho, contribuindo ativamente para a manutenção de um clima de efetiva colaboração e equipe. Entende que uma empresa pode também ser denominada de organização, e que uma organização para operar bem deve partir do princípio do trabalho orgânico, que é combinado, sinérgico, ou seja, em equipe.
5. Zela por um comportamento ético, não dando espaço para comentários impertinentes ou fofocas. Pois as intrigas ou picuinhas em um ambiente organizacional atuam como um verdadeiro câncer afetando negativamente a organização celular de um órgão empresarial, diluindo suas relações internas e prejudicando a tão necessária sinergia.
6. É pontual na frequência ao trabalho e no cumprimento das tarefas propostas e agendadas.
7. Não se ausenta “profissionalmente” do serviço, ocupando-se ou preocupando-se com questões externas à empresa, ou enveredando-se nos tantos caminhos que a internet apresenta, onde podemos destacar as famosas redes sociais de relacionamento.
8. Tem compromisso com a produtividade, não tornando-se um simples frequentador ou visitante da empresa. Demonstra no dia a dia que é fundamental à empresa, ao setor e para o trabalho que realiza. Daí entende-se porque em momentos de crise os bons funcionários são poupados.
9. Não permite transferências de conflitos externos ao ambiente de trabalho. Ao “bater o cartão”, exorciza pelo menos temporariamente e geograficamente os problemas pelos quais possa estar passando.
10. Zela por sua aparência/apresentação com moderação, bom senso e noção de adequação espaço-ambiental. Sabe ainda, que embora o cuidado com roupas seja importantíssimo, um belo e sincero sorriso é indispensável.
Por: Prof. Márcio Greik Viana
Coord. do depto. de Administração