As dez características de um bom profissional.

30/03/2011 12:23

 

 

Bom, antes de relatá-las é preciso fazer e responder uma importante pergunta: Por que devo saber as dez características de um bom profissional? __ Porque um bom profissional continua empregado e, ainda, é candidatíssimo a uma promoção.

 

Então vamos lá, um bom profissional:

 

1.       Não se deixa enganar pela expressão “sou formado em”, mas mantém uma rotina de leitura, observações e estudos sobre sua área de atuação. Acompanha de perto as novidades tecnológicas de sua profissão.

 

2.       Interessa-se pela empresa em que trabalha e demonstra isso no seu cotidiano ao envolver-se ativamente em sua dinâmica e na busca do cumprimento das metas organizacionais. Assume a política ou linha metodológica da empresa.

 

3.       Não se estressa por ter de ficar alguns minutos ou, se preciso for, horas a mais em seu ambiente de trabalho, ou por ter de trabalhar em um dia que não faz parte da sua rotina. Sabe que do ponto de vista econômico-empregatício a instituição/empresa esta acima do indivíduo/colaborador. Assim, a princípio, quem precisa primeiramente atender às necessidades do outro é o colaborador em relação à empresa e não o contrário.

 

4.       É cordial e solícito com seus colegas de trabalho, contribuindo ativamente para a manutenção de um clima de efetiva colaboração e equipe. Entende que uma empresa pode também ser denominada de organização, e que uma organização para operar bem deve partir do princípio do trabalho orgânico, que é combinado, sinérgico, ou seja, em equipe.

 

5.       Zela por um comportamento ético, não dando espaço para comentários impertinentes ou fofocas. Pois as intrigas ou picuinhas em um ambiente organizacional atuam como um verdadeiro câncer afetando negativamente a organização celular de um órgão empresarial, diluindo suas relações internas e prejudicando a tão necessária sinergia.

 

6.       É pontual na frequência ao trabalho e no cumprimento das tarefas propostas e agendadas.

 

7.       Não se ausenta “profissionalmente” do serviço, ocupando-se ou preocupando-se com questões externas à empresa, ou enveredando-se nos tantos caminhos que a internet apresenta, onde podemos destacar as famosas redes sociais de relacionamento.

 

8.       Tem compromisso com a produtividade, não tornando-se um simples frequentador ou visitante da empresa. Demonstra no dia a dia que é fundamental à empresa, ao setor e para o trabalho que realiza. Daí entende-se porque em momentos de crise os bons funcionários são poupados.

 

9.       Não permite transferências de conflitos externos ao ambiente de trabalho. Ao “bater o cartão”, exorciza pelo menos temporariamente e geograficamente os problemas pelos quais possa estar passando.

 

10.   Zela por sua aparência/apresentação com moderação, bom senso e noção de adequação espaço-ambiental. Sabe ainda, que embora o cuidado com roupas seja importantíssimo, um belo e sincero sorriso é indispensável.

 

Por: Prof. Márcio Greik Viana

Coord. do depto. de Administração