A importância da cultura contábil nos negócios e como consegui-la.

01/03/2011 23:03

 

 

Desde os tempos mais remotos a contabilidade aparece como ferramenta indispensável para a análise da situação econômica das instituições e dos indivíduos. De forma tão implícita e interligada que o desenvolvimento desta ciência se fez conjuntamente ao desenvolvimento da noção de materialidade econômica das várias civilizações que a utilizaram.

Hoje, estabelecer um controle contábil mínimo (aquele prescrito pela nossa legislação) é condição jurídico-vital ao desenvolvimento de qualquer empreendimento com materialidade econômica, não importando sua natureza. Contudo, promover um acompanhamento contábil que extrapole o controle exigido por organismos governamentais contribui muito para uma gestão empreendedora e segura.

A contabilidade, vista como uma metodologia de análise  econômico-financeira e, não apenas como instrumento de escrituração – o que acaba reduzindo a contabilidade a um mero mecanismo de cartório – colabora insofismavelmente para a maturação de qualquer empreendimento, garantindo aos proprietários ou sócios a previsão de eventos financeiros que podem ser desde investimentos necessários ao negócio ou o próprio redimensionamento das retiradas mensais.

Assim, desenvolver uma cultura contábil no âmbito dos negócios, o que pode ser feito pela contratação de um escritório ou empresa contábil, somado ao treinamento de um colaborador em um curso de formação inicial ou de pós-graduação nesta área, potencializa significativamente as possibilidades de uma manutenção qualitativa do negócio e, quando possível, de seguras expansões.

Neste sentido orientamos dois públicos específicos: primeiro àqueles que procuram melhorar seu currículo, o que pode ser feito mediante a realização de um curso na área contábil, haja vista a importância desta área para uma empresa e, segundo, orientamos aos empresários de qualquer seguimento para contratarem escritórios de contabilidade idôneos e que solicitem destes um serviço que vá além do mero registro dos fatos contábeis.

 

 

Prof. Márcio Greik Viana

Coord. Depto de Administração

Contabilista CRC GO-018703/O-8