A moderna comunicação empresarial e suas implicações

14/04/2011 21:52

 

 

A língua como faculdade humana sempre esteve a serviço da comunicação. Como língua, sempre trouxe inúmeros benefícios ao progresso intelectual e ao desenvolvimento humano junto às grandes corporações.

 

Hoje, mais que em qualquer outro tempo, a comunicação entre as empresas se faz imprescindível para manter a sustentabilidade das relações entre elas e, principalmente, manter a comunicação com o cliente final.

 

Investir na comunicação empresarial é reconhecer a dimensão do marketing através do bom atendimento, da divulgação da boa imagem da empresa, da credibilidade junto à sociedade, enfim, o cliente deve reconhecer o produto também por quem o fabrica ou mesmo por quem se presta à venda de seu serviço.

 

Numa corrida contra o tempo, vence quem usa elementos essenciais para uma  comunicação eficiente. Objetividade e clareza textual são os que ajudam a quem escreve e a quem lê a tomar frente nessa disputa, pois a meu ver, é desleal a quem não emprega adequadamente certos mecanismos comunicativos para alcançar o cliente em menos tempo possível.  

 

Exemplos simples de verbosidade no texto podem provocar grandes ruídos na efetivação da mensagem, ou seja, a redação empresarial deve primar pela simplicidade e precisão vocabular. O conteúdo da informação e o receptor devem ser a principal preocupação do emissor, por isso recomenda-se o uso de frases curtas, sem muitos adjetivos e uso de palavras e expressões simplificadas em vez de  parágrafos de difícil interpretação como este: “Sem mais que se nos possa acrescentar para o momento, despedimo-nos e deixamo-nos à disposição para o que for necessário na obtenção do desiderato colimado.” Portanto, use construções sintáticas de fácil compreensão, sem precisar de um bom dicionário a tiracolo.

 

Outro exemplo de inadequação da linguagem empresarial é achar que o texto deve apresentar expressões enriquecidas de palavras não muito usadas. É erro pensar que essa linguagem dá status à empresa, comunica-se melhor, de maneira eficiente.

 

 Ao contário, hoje as grandes corporações primam pelo uso de vocabulário conhecido, mais próximo possível do cotidiano dos falantes para não dificultar a função do receptor que é a de decodificar a mensagem em um menor tempo possível e sem correr risco de uma interpretação indevida.

 

Portanto, preocupar-se com o outro lado, o ouvinte ou o receptor da mensagem, é garantir uma efetivação plena do conteúdo textual.

 

 Prof. Juarez Nascimento – Redação empresarial