Entrevista de emprego: dicas para antes, durante e depois.

15/03/2011 13:16

 ANTES DA entrevista:

  • Cheque o horário e local da entrevista – Chegue pelo menos 20 minutos antes do horário marcado, para mostrar compromisso e tomar um fôlego (é deselegante e mostra desleixo com horários apresentar-se ofegante a uma entrevista de emprego). A entrevista já é analisada pelos entrevistadores como uma situação formal de trabalho, onde é possível perceber muito do comportamento profissional do entrevistado.
  • Releia seus apontamentos sobre a empresa e a vaga – Antes da entrevista é imprescindível pesquisar sobre a empresa (muna-se das mais variadas informações, como por exemplo: o que produz, para quem vende, sua posição no mercado...). Reveja os principais conceitos e procedimentos requeridos para a função pleiteada, mesmo que seja sua profissão há anos.
  • Selecione a roupa mais apropriada – Uma roupa apropriada para uma entrevista de emprego é uma roupa discreta e impecavelmente passada. Quanto à discrição, aposte em roupa social ou esporte fino. (Nunca escolha uma camiseta regata, baby look, ou algo do gênero para uma ocasião de entrevista). Lembre-se: suas roupas são as primeiras “palavras” que seu entrevistador ou (possível) futuro patrão irá escutar. Aposte na simplicidade, mas sem se esquecer da elegância.
  • Seja moderado no perfume – Lembre-se que perfumes são determinados pela ocasião, assim, não passe aquele perfume utilizado para as baladas aos sábados. Use pouco e escolha o mais suave perfume que tiver.

 

DURANTE A entrevista:

  • Contenha-se. Seja moderado nas suas respostas – Responda ao que lhe for perguntado sem se alongar muito, contudo, evite também o outro extremo, pois objetividade demais pode ser interpretada como superficialidade ou até mesmo desinteresse. Ao responder às perguntas o faça com um entusiasmo moderado, pois responder como se estivesse sendo torturado ou simplesmente testado mostra frieza e rispidez.
  • Cuidado com relatos de experiências empregatícias passadas – Não se refira ao emprego anterior de forma pejorativa ou como uma experiência ruim, por mais que isso seja uma verdade. Tais relatos não contribuem para formar durante a entrevista um bom conceito sobre sua postura enquanto profissional.
  • Preste atenção no entrevistador – Não perca o foco e nem deixe seus olhos ficarem vagando pelo escritório. Olhe para o entrevistador, valorize o trabalho dele (pois ele valoriza muito o que está fazendo), se interesse pelo momento, preste muita atenção nas palavras que está usando. Disso depende pelo menos 70% do sucesso de sua entrevista.
  • Seja simpático – Resguardadas as devidas proporções e circunstâncias nunca irá errar que sorri, portanto, sorria, mostre um semblante alegre, jovial. “Cara de desemprego”, de tristeza e, pasmem de revolta como alguns assim já  apresentaram também não contribuem para conquista de um novo emprego.

 

DEPOIS DA entrevista:

  • Aguarde pacientemente o resultado – Ligar para a empresa questionando sobre o resultado da entrevista é deselegante, constrangedor e, antes de mostrar interesse, revela desespero e insegurança. As condições sobre a publicação dos resultados com certeza foram claramente apresentadas. Contudo, caso a empresa não lhe comunique o resultado, ligue, mas seja comedido e cordial. Caso seu resultado seja negativo, peça um feedback, é uma oportunidade para descobrir o que precisa ser melhorado em sua postura/apresentação ou até mesmo em seu currículo.
  • Não conte com a vitória antes do tempo – É comum depois de uma boa entrevista, isto, numa avaliação subjetiva, sair em festa e contanto para amigos e parentes sobre o quase certo novo emprego. Isto é um erro e pode aumentar a sensação de frustação caso não seja contratado. Lembre-se sempre: do mesmo modo que você gostou da entrevista, outros tantos também podem ter gostado.
  • Certifique-se sobre sua situação/documentação – Verifique se todos os seus documentos estão atualizados, tais como CPF, CNH, registro profissional, conta corrente, nada consta (para alguns empregos), pois mesmo que não seja contemplado nessa entrevista, tal verificação prévia se mostrará valiosa em futuras ocasiões.
  • Verifique diariamente – Seu e-mail, caixa de recados do celular e secretária eletrônica. Algumas empresas poderão enviar mensagens sobre seu resultado, ou assim proceder quando não conseguirem, por algum motivo te contatar por telefone. 

LEMBRE-SE SEMPRE: Entrevista é também lugar de testes, provocações e acredite “pegadinhas”, portanto, cuidado com suas reações e respostas.

 

Sucesso e tenha um próspero novo emprego!

 

Prof. Márcio Greik Viana

Coord. do Depto. de Administração