Quer uma promoção ou um novo emprego?

30/03/2011 11:52

 

 

Matricular-se em um bom curso, de uma boa escola de educação profissional é o caminho mais inteligente para quem almeja uma promoção ou um novo emprego. Todas as demais etapas a serem seguidas e cumpridas por um candidato a um dos casos acima, como por exemplo, escrever um currículo, ou ainda preparar-se para uma entrevista, são secundários em termos de importância.

 

Apresentar-se como uma peça importante ao funcionamento da grande máquina que aqui podemos denominar de mercado de trabalho é a principal estratégia para conquistar e manter em alta sua empregabilidade. Pois é bem verdade que este mercado está saturado de peças, mas, o que faz a diferença na escolha da próxima peça a ser requisitada é a sua qualidade, o seu acabamento, ou seja, o investimento tecnológico empregado no seu desenvolvimento.

 

Portanto, escolha em que área quer atuar, faça uma breve pesquisa de mercado, pesquise em agências de empregos, em jornais, na internet e, procure identificar as vagas mais frequentemente solicitadas. Feito isso, com uma lista de possíveis profissões em mãos, escolha aquela que mais se adeque ao seu perfil e, pronto: matricule-se depressa em um bom centro de educação profissional.

 

Ao fazer esta rápida e prática pesquisa você notará que algumas profissões do vasto domínio da administração estão sempre em alta, como as relacionadas à logística, recursos humanos, departamento pessoal e financeiro, contabilidade, assistente administrativo, atendente e vendas. Estas podem ser encaradas por você como boas possibilidades para dar um novo rumo profissional a sua vida.

 

Assim, não perca mais tempo parado, reclamando ou esforçando-se de forma desordenada e contraproducente. Tome uma atitude inteligente e urgente se quer a tão sonhada promoção ou um novo emprego, prepare-se para o amanhã. Isso mesmo, o grande diferencial entre um conquistador e um contemplador passivo é que o primeiro vive o hoje preparando-se para o amanhã.

 

Portanto, volte às carteiras escolares, à leitura orientada, às anotações, às perguntas, etc. Recupere o emprego que nenhuma pessoa inteligente devia abrir mão: o de estudante. Mas leve tudo muito a sério, pois o ambiente escolar queiram os pedagogos ou não é um ambiente de seleção e competição. Não deixe nada passar “batido”, participe ativamente da dinâmica de todas as aulas e, procure ser (mas sem transparecer muito) o melhor aluno, pois algumas escolas trabalham em parceria com agências de emprego, quando elas mesmas não os agenciam diretamente.

 

Por: Prof. Márcio Greik Viana

Coord. do Depto. de Administração